Site Autárquico de Vila do Bispo

“De Vale de Boi a Alcácer-Quibir” no Centro de Interpretação de Vila do Bispo

De 06 de maio de 2017 a 02 de junho de 2017

Será inaugurada no próximo sábado, dia 6 de maio, às 15h00, no Centro de Interpretação de Vila do Bispo a exposição “De Vale de Boi a Alcácer-Quibir - Olhares sobre o rei D. Sebastião e as suas viagens a Vila do Bispo”, organizada pela Câmara Municipal.

A iniciativa integra-se nas aulas de Património e História Local asseguradas pela autarquia no âmbito das Atividades Extracurriculares, iniciadas no passado mês de novembro.

Um dos temas tratados com os alunos foram as visitas régias de D. Sebastião a terras de Vila do Bispo, entre 1573 e 1578. Trata-se do caso interessante do único monarca que passou por Vale de Boi, Budens, Figueira, Raposeira, pela então Aldeia do Bispo, pelo Cabo de São Vicente e pela Fortaleza de Sagres.  Os pequenos estudantes do primeiro ciclo tiveram, ainda, a oportunidade de estudar o famoso retrato do rei, da autoria do célebre pintor Cristóvão de Morais, datado de 1571-74 e que se encontra no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

A exposição, além de uma imagem desse retrato, é totalmente composta por informações históricas e pelas interpretações que os alunos das escolas de Vila do Bispo, de Budens e de Sagres fizeram de D. Sebastião e da famosa Batalha de Alcácer-Quibir (1578), onde perdeu a vida, ou desapareceu, ficando na nossa memória coletiva o seu regresso numa “manhã de nevoeiro” para salvar Portugal dos seus inimigos e de situações de desordem.

A exposição estará patente até ao próximo dia 2 de junho, no Centro de Interpretação de Vila do Bispo, sendo visitável de 2.ª a 6.ª feira, das 09h00 às 15h30.

A entrada é livre.

Participe e fique a conhecer um pouco melhor alguns aspetos da História, do Património Cultural e do trabalho desenvolvido com as crianças do nosso Concelho.

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos