Site Autárquico de Vila do Bispo

História do Mês - maio

De 01 a 30 de junho de 2017

A ‘História do Mês consiste numa iniciativa expositiva do Centro de Interpretação de Vila do Bispo iniciada em janeiro de 2015 onde, mensalmente, se apresenta um objeto e um associado discurso informativo. Além da divulgação, valorização e partilha de determinados apontamentos e curiosidades da memória coletiva do território, pretende-se, com esta iniciativa, provocar hábitos de visita ao nosso equipamento cultural.

Para o mês de maio reservámos uma história construída com o precioso contributo da comunidade local, em particular de uma criança de nome Vicente dos Reis Viana. Numa das recentes aulas de “Património Local”, dedicadas à Arqueologia do Concelho de Vila do Bispo, o Vicente partilhou com o seu “professor”, o arqueólogo municipal, uma pedrinha que carinhosamente guardava entre os seus tesourinhos de criança. A pequena pedra foi encontrada na zona de Vale de Boi pelo pai do Vicente, Nuno Viana, que, num dos seus domingos de caça, nela reconheceu particular interesse, diferenças de aspeto artefactual, de autoria humana, impossíveis de reproduzir por ação natural. Recolheu o objeto e ofereceu-o ao seu filho de 9 anos, um pequeno apreciador de pedrinhas, rochas, minerais e fósseis... de coisas especiais, de coisas antigas.

Em plena aula e na palma da mão, arqueólogo e crianças examinaram a pequena pedra, transformando-a de imediato, à luz da análise arqueológica, em legítimo objeto arqueológico, em artefacto pré-histórico, numa peça do Neolítico final/Calcolítico, num legado patrimonial com cerca de 5000 anos!!!

 

Venha conhecer este precioso achado arqueológico e visite o Centro de Interpretação de Vila do Bispo !!!

 

Local do evento

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos