Site Autárquico de Vila do Bispo

Vila do Bispo em Números - Demografia e Economia

População 

De acordo com os dois últimos Censos realizados, o Concelho de Vila do Bispo registrou entre 2001 e 2011 uma ligeira diminuição da sua população residente, na ordem dos 2% (Gráfico 1). Esta tendência foi contrária à tendência nacional que, no mesmo período, registou um aumento de 2%.

 Gráfico 1 - População residente no Concelho de Vila do Bispo, por género

 

Multimédia0

 Fonte: Censos 2001, 2011, INE

 

O grupo demográfico que registrou a maior perda foi o grupo dos homens, que assinala, entre 2001 e 2011, uma diminuição de 4%. O grupo das mulheres conheceu um ligeiríssimo aumento, na ordem de 1%.

A estimativa projetada para 2016 (Gráfico 2) pelo Instituto Nacional de Estatística assume a continuação da tendência descrita. Assim, e de acordo com esta estimativa, o número de homens continua a diminuir, assim como a população global. As mulheres apresentam um ligeiro aumento no seu número. A evolução estimada da população em Vila do Bispo assemelha-se, sensivelmente, à tendência nacional para o mesmo período. Assim, de 2011 para 2016 o total do país registra uma quebra populacional de 2%[1].

De acordo com os dados apresentados, as mulheres representavam, em 2011, 50,1% da população e os homens representavam 49,9%.

 

Gráfico 2 - Projeção para a 2016 da população residente no Concelho de Vila do Bispo, por género

Multimédia1

Fonte: Censos 2001 e 2011 e projeção para 2016, INE (Via PORDATA)

 

 

No que concerne à distribuição dos grupos etários, a situação é descrita para os mesmos anos no gráfico infra.

 

 

Gráfico 3 - População residente no Concelho de Vila do Bispo, por grupo etário

Multimédia2

Fonte: Censos 2001 e 2011 e projeção para 2016, INE (Via PORDATA)

 

 

Entre 2001 e 2011 existe perda de população nas faixas etárias entre os 0 - 14 anos (menos 11%) e entre os 15 - 64 anos (menos 3%). A faixa etária mais alta é a única a registar um acréscimo no seu número de indivíduos, na ordem dos 7%, indicando assim uma população em progressivo envelhecimento. Este dado é confirmado pelo índice de envelhecimento do Concelho (Tabela 1).

 

 

Tabela 1 - Índice de envelhecimento, Concelho de Vila de Bispo

Multimédia3

Fonte: PORDATA

 

Entre 2001 e 2011 o índice de envelhecimento em Vila do Bispo registou uma subida expressiva, superando em ambos os anos o valor do mesmo indicador calculado para todo o território nacional. O mesmo indica que Vila do Bispo está a envelhecer mais depressa que a média nacional, não tendo existido renovação populacional que contrarie essa tendência.

No que concerne à escolaridade da população com idade igual ou superior a 15 anos de idade, os dados são apresentados no Gráfico 4.

 

Gráfico 4 - Nível de escolaridade da população com 15 ou mais anos, Concelho de Vila do Bispo

Multimédia4

 

Fonte: INE (via PORDATA)

 

A evolução dos níveis de escolaridade da população de Vila do Bispo no espaço dos dois últimos Censos surge como um avanço social positivo. Enquanto o número de indivíduos com menor escolaridade diminui, o número de indivíduos com graus académicos mais elevados aumenta.

No que concerne à população de nacionalidade estrangeira residente no Concelho, verifica-se que a mesma tem vindo a subir (Tabela 2).

 

Tabela 2 - População com estatuto legal de residente, em % da população residente

Multimédia5

Fonte: INE/SEF/Ministério da Administração Interna, Estimativas anuais da população residente (via PORDATA)

 

Os valores registados para Vila do Bispo, embora próximos em 2011 do valor da Região do Algarve, distanciam-se deste em 2016. Enquanto o país no seu todo e a Região do Algarve diminuem a proporção de população estrangeira residente em 2016, Vila do Bispo sobe. Face aos valores nacionais, a Região do Algarve e o Município de Vila do Bispo registam-se como áreas com forte capacidade de atração de movimentos migratórios.

De acordo com o último Censos, a população estrangeira em Vila do Bispo apresentava mais mulheres que homens (Gráfico 5).

 

Gráfico 5 - Proporção de indivíduos de nacionalidade estrangeira, por género, Concelho de Vila do Bispo, 2011

Multimédia6

Fonte: INE

 

No que concerne à expressão etária desta população, verifica-se que o maior contributo é no intervalo etário 45-64 anos (17,5%), seguido pelo intervalo 0-14 anos (15,1%) e pelo dos indivíduos com 15-44 anos (14,4%). A faixa etária mais elevada, mais de 65 anos, contribui com apenas 8,7%. (Gráfico 6).

Desta forma, verifica-se que os movimentos migratórios ainda que reflitam uma população mais jovem, não têm sido suficientes para travar o índice de envelhecimento do Concelho.

 

Gráfico 6 - População residente, por nacionalidade e grupo etário, Concelho de Vila do Bispo, 2011

Multimédia7

Fonte: INE 

(1) inclui dupla nacionalidade e apátridas.

 

 Empresas

 

Entre 2011 e 2015, e tendo em conta todos os diferentes setores de atividade, o Concelho de Vila do Bispo registou um ligeiro acréscimo no número de empresas existentes (Tabela 3).

 

Tabela 3 - Sociedades (não financeiras) por setor de atividade, Concelho de Vila do Bispo

Multimédia8

 

Os cinco setores de atividade económica mais representados no Concelho, em 2015, e que em conjunto perfazem 80% das sociedades comerciais (não financeiras), figuram no gráfico seguinte. 

 

Gráfico 7 - Cinco setores de atividade económica mais representativos, Concelho de Vila do Bispo, 2015

Multimédia9

Fonte: INE

 

O número de empresas existentes no Concelho (financeiras e não financeiras) segundo a classificação económica, em função do número de pessoas ao serviço, é destacada na tabela seguinte.

 

Tabela 4 - Classificação económica das empresas, por critério de pessoal ao serviço, Concelho de Vila do Bispo, 2015

Multimédia10

Fonte: INE

Assim, o tecido empresarial do Concelho é maioritariamente constituído por microempresas, registando-se um pequeno número de pequenas e médias empresas. Não se regista no ano em questão nenhuma grande empresa. 

 

 Emprego

 No que concerne à população em idade ativa, os valores para os dois últimos Censos indicam valores relativamente estáveis, sendo o grupo dos homens aquele que regista a maior alteração, no sentido decrescente (Gráfico 8).

 

Gráfico 8 - População em idade ativa, total e por género, Concelho de Vila do Bispo

Multimédia11

Fonte: INE (via PORDATA)

 

Em 2016, a taxa anual de desemprego no Concelho foi de 7,3% (Tabela 5). A taxa de desemprego aferida para o Concelho é mais baixa que a taxa da Região do Algarve e do que a taxa nacional.

 

Tabela  5 - Taxa de desemprego(1), Concelho de Vila do Bispo, 2016

Multimédia12

Fonte: INE e IEFP

(1) A taxa foi calculada pela divisão do número médio anual de inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional em 2016 pela população ativa do último Censos, 2011.

 

 Poder de compra e qualidade de vida

O Índice de poder de compra no Concelho de Vila do Bispo regista oscilação decrescente entre 2002 e 2011 e uma recuperação entre 2011 e 2013. Em qualquer dos anos, os valores referentes ao Concelho situam-se abaixo da média nacional.

Tabela 6 - Índice do poder de compra, Concelho de Vila do Bispo

Multimédia13

 Fonte: INE - Estudo sobre o poder de compra concelhio (via PORDATA)

O Concelho de Vila do Bispo surge numa posição cimeira (12ª lugar) no Índice de Qualidade de Vida[2] dos Municípios portugueses. Este estudo realizou-se com base em dados do INE do ano de 2010, utilizando para o efeito a ponderação de um vasto conjunto de indicadores sociais, económicos e ambientais.

De uma forma geral os municípios da região do Algarve surgem bastante destacados nas posições cimeiras deste índice, existindo, porém, apenas dois Concelhos, Albufeira e Loulé, melhor classificados que Vila do Bispo, no conjunto da região.

 

Tabela 7 - Ranking dos primeiros 15 municípios do país de acordo com o Índice Concelhio de Desenvolvimento Económico e Social, 2010

Multimédia14

Fonte: Índice Concelhio de Desenvolvimento Económico e Social, UBI

 

  

[1] Fonte: INE

[2] Gonçalves, F.; Matos, A.; Manso, J. - Os Municípios e a Qualidade de Vida em Portugal: Construção de um Índice Concelhio de Desenvolvimento Económico e Social. Universidade da Beira interiro (UBI). Consultado em outubro de 2017.

 

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos