Site Autárquico de Vila do Bispo

A Floresta de Vila do Bispo

O concelho de Vila do Bispo apresenta 96% do seu território como área classificada, sendo 64% pertencente ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (POM, 2012). Destaca-se a Reserva Biogenética de Sagres e o Perímetro Florestal de Vila do Bispo com 533 ha.

No Serviço Municipal de Proteção Civil encontra-se um DVD com informação sobre a floresta de Vila do Bisp, cuja a área de 13.322ha ocupa cerca de 74% da área do concelho.

Em termos de risco de incêndio (segundo o POM), apenas 13% do total da área do concelho é ocupada pelas classes de risco alta (6%) e muito alta (7%). Estas áreas localizam-se essencialmente na zona Norte da E.N. 125 (Serra). O ano de 2003 foi o último com incêndios de grandes dimensões no concelho.

Multimédia0

EQUIPA DE SAPADORES FLORESTAIS E EQUIPA MUNICIPAL DE INTERVENÇÃO FLORESTAL

No âmbito da defesa da floresta contra incêndios (DFCI), e em conformidade com as novas competências das autarquias no que diz respeito à DFCI, as Câmaras Municipais de Vila do Bispo, Lagos e Aljezur, através da Associação de Municípios das Terras do Infante, criaram, em 2006, três equipas compostas por um total de 9 vigilantes florestais, dotadas de viaturas 4x4, com kit de primeira intervenção e material sapador, ao abrigo do Programa AGRIS 3.4.

Em março de 2012, foi criada a equipa de sapadores florestais de Vila do Bispo (SF 11-150) pela Associação de Municípios das Terras do Infante, atualmente com 5 elementos. O trabalho desta equipa é coordenado pelo GTF e apoiado operacionalmente pelo SMPC de Vila do Bispo. A área de intervenção da equipa de sapadores florestais corresponde aos limites administrativos do concelho, tendo sido, até 2014, prestado o designado Serviço Público (supervisionado pelo ICNF) habitualmente prestado no Perímetro Florestal de Vila do Bispo. Esta equipa era apoiada financeiramente, até 2014, em 50% pelo ICNF.Multimédia1

Tendo em conta a área do concelho e da respetiva ocupação do solo, a Câmara Municipal de Vila do Bispo, através do SMPC, constituiu em 2010 a primeira equipa municipal de intervenção florestal (EMIF 1501), ao abrigo dos Contratos Emprego-Inserção do IEFP. Sendo composta por 2 elementos, está dotada de uma viatura 4x4, com o intuito de melhorar o sistema de vigilância móvel e deteção de incêndios em locais estratégicos de estacionamento, tendo como área de intervenção todo o concelho.

 

 

Funções

A equipa de sapadores florestais é composta por 5 trabalhadores especializados, com perfil e formação específica adequado ao exercício das funções de gestão florestal e defesa da floresta, através de ações de silvicultura preventiva (nomeadamente da roça de matos e limpeza de povoamentos), do acompanhamento na realização de fogo controlado, apoio à realização de queimas e de queimadas, daMultimédia2 manutenção e beneficiação da rede divisional, e manutenção e beneficiação de outras infraestruturas. Ainda exerce funções em ações de: -Sensibilização do público para as normas de conduta em matéria de natureza fitossanitária, de prevenção, do uso do fogo e da limpeza das florestas; -Vigilância das áreas segundo o POM; -Primeira intervenção em incêndios florestais, apoio ao ataque ampliado e subsequentes operações de rescaldo e vigilância pós-incêndio; -Proteção a pessoas e bens.

A equipa municipal de intervenção florestal assegura, com 2 elementos, as funções de silvicultura preventiva (roça de matos e limpeza de povoamentos), manutenção da rede divisional, assim como sensibilização das populações, vigilância e deteção (de acordo com o protocolo com o IEFP).

 

 

INTERVENÇÕES FLORESTAIS (DFCI) 2011-13

Faixas de Gestão de Combustíveis (rede viária)

Multimédia3Multimédia4Faixas de Proteção de Aglomerados (Salema e Pedralva)Multimédia5

 Multimédia6

Pontos de água (reparação; beneficiação/criação de acessos)

Multimédia7

Rede Viária (manutenção)

Multimédia8

Evolução das Faixas de Gestão de Combustíveis (2011-13)

Multimédia9

Multimédia10 

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos