Vila do Bispo aprova partes públicas do Plano Municipal de Emergência

31/03/2014

No passado dia 28 de março, a Comissão Municipal de Proteção Civil de Vila do Bispo reuniu-se em reunião extraordinária para analisar as partes públicas da revisão do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Vila do Bispo.

Recorde-se que o primeiro plano remonta a 1999, tendo sido revisto ao abrigo da legislação em vigor, em maio de 2011, sendo esta a 3ª geração deste instrumento de planeamento de emergência.

No decorrer dos trabalhos, foi aprovada, por unanimidade, a revisão das componentes não reservadas do referido plano (Partes I, II e III e Secção I da Parte IV), que serão sujeitas posteriormente ao processo de consulta pública por um prazo não inferior a 30 dias. Este plano incluirá, na sua versão final, uma tipificação dos riscos, a indicação das medidas de prevenção a adotar, a identificação dos meios e recursos mobilizáveis, a definição das responsabilidades das estruturas envolvidas, os critérios de mobilização e mecanismos de coordenação dos meios e recursos e a estrutura operacional de resposta. Na prática, este documento verte um conjunto de medidas, normas, procedimentos e missões, com o intuito de fazer face a uma situação de acidente grave ou catástrofe e a minimizar as suas consequências.

Ainda nesta reunião, tomaram posse os novos elementos da Comissão, nomeadamente os representantes da Autoridade Marítima Local, GNR – Unidade de Controle Costeiro de Aljezur, das Juntas de Freguesia eleito pela Assembleia Municipal, Regimento de Infantaria nº1, Centro Hospitalar do Algarve e a CVP- delegação de Lagos.