Câmara de Vila do Bispo apoia projeto de investigação “As Operações do U-35 na Costa de Sagres (1917)”

29 de agosto 2014

De 30 de agosto a 7 de setembro irá decorrer uma campanha de investigação ao largo de Sagres para localizar o veleiro italiano afundado pelo submarino alemão U-35 no decorrer da 1.ª Guerra Mundial, a 24 de abril de 1917. A iniciativa será levada a cabo por parte de uma equipa do Centro de Investigação Naval da Marinha Portuguesa (CINAV), liderada pelo comandante Augusto Salgado e o historiador Jorge Russo, ação esta que será apoiada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo.

Para celebrar esta interessante intervenção que procurará colocar a zona costeira do nosso concelho nos mapas da 1.ª Guerra Mundial a nível planetário, será assinado um protocolo entre o município de Vila do Bispo e a Escola Naval (Marinha Portuguesa), no próximo dia 3 de setembro, pelas 15h00, no salão nobre da Câmara Municipal, onde define os termos do apoio concedido pela autarquia, no valor de € 15.000,00. Depois deste ato realizar-se-á uma palestra por parte dos dois investigadores sobre este projeto de arqueologia naval ao largo de Sagres.

Importa ainda referir o apoio a prestar por algumas unidades hoteleiras de Sagres a este projeto, nomeadamente do Aparthotel Don Tenório; Aparthotel Navigator; Martinhal Resort e Pousada do Infante, bem como, dos restaurantes Retiro do Pescador, Gigi, Oliveirinha, Adega dos Arcos, Pescador, A Grelha, Vigia, Dromedário/Bossa Nova e A Sagres aos elementos da equipa de mergulhadores e a este projeto da Marinha Portuguesa.

Refira-se que esta investigação mereceu a atenção da prestigiada revista “National Geographic” no seu número de agosto do corrente ano. Para mais informações: http://www.nationalgeographic.pt/index.php/artigos-arquivados/as-nossas-historias/262-os-usos-do-luso

Todos os interessados estão convidados a participar na apresentação deste projeto.