Telhado da Escola E.B.2,3 de São Vicente de Vila do Bispo com amianto foi substituído

11 de setembro 2014

A Escola E.B. 2,3 de São Vicente de Vila do Bispo foi alvo da tão desejada remoção das chapas de fibrocimento com amianto existentes nas coberturas dos blocos daquele equipamento.

A obra em questão é da responsabilidade do Ministério da Educação e orçou num custo total de € 72.341,00. Os trabalhos executados consistiram no fornecimento e montagem de cobertura em painéis isotérmicos sandwich, com 30 mm de espessura de cor vermelho (barro) nos edifícios, fixados mecanicamente à estrutura de apoio existente, incluindo fixações, encaixes, rufos e demais juntas de remate necessárias à correta instalação dos elementos, demais materiais, acessórios e trabalhos necessários ao seu acabamento perfeito.

Esta intervenção surgiu na sequência de várias diligências efetuadas pelo presidente da Câmara Municipal, Adelino Soares, e pelo atual diretor do Agrupamento de Escolas do concelho, Paulo Toste, principalmente através de reuniões realizadas com o delegado regional da educação, Alberto Almeida.

Para Adelino Soares a remoção das chapas de fibrocimento com amianto significa o fim dos riscos para a saúde de toda a comunidade escolar deste estabelecimento de ensino, alunos, pais, docentes e não docente, provocados pela libertação de partículas de amianto. Esta intervenção permitiu ainda acabar com as infiltrações existentes naquela escola.