Voto de Pesar pela morte do antigo vereador Leonardo Neves

17 de abril 2018

O executivo camarário deliberou por unanimidade aprovar um voto de pesar, pelo falecimento do Excelentíssimo Senhor Leonardo Paulo Neves, antigo Vereador da Câmara Municipal de Vila do Bispo, cujo conteúdo a seguir se transcreve:

“Voto de Pesar

É com enorme pesar que o Executivo da Câmara Municipal de Vila do Bispo recebeu a notícia do falecimento do Excelentíssimo Senhor Leonardo Paulo Neves, neste dia de 17 de abril de 2018.

Natural da cidade de Tavira, com 74 anos de idade, residia há mais de quatro décadas na freguesia de Budens, onde era casado.

Pintor de profissão desde muito cedo se destacou a sua sensibilidade artística.

Aos dezassete anos realizou a sua primeira exposição, em Lagos. Esse momento marcou a sua vocação passando a ser a sua ocupação e a forma de realização profissional.

Cumpriu serviço militar em Moçambique e viveu nesta antiga região portuguesa durante oito anos. Foi na atual capital de Moçambique, Maputo, antiga Lourenço Marques que desenvolveu uma significativa corrente criativa, tendo desenvolvido inúmeros trabalhos e exposições.

Posteriormente emigrou para a capital de África do Sul onde frequentou o Curso de Belas Artes na Universidade de Pretória.

Neste país aumentou o seu número de exposições e executou numerosos quadros por encomenda solidificando a sua afirmação profissional na área da pintura. Este facto pessoal faz com que grande parte da produção artística esteja espalhada pelo mundo, em especial em África.

Foi Vereador deste Município em três mandatos consecutivos tomando posse, pela primeira vez, no dia 4 de janeiro de 1994 e renunciando ao cargo no dia 23 de fevereiro de 2004.

Realizou a sua última exposição no Centro de Interpretação de Vila do Bispo, a convite do Município sob o tema “Praias do Barlavento Algarvio e outras” no ano de 2016.

Leonardo Paulo Neves destingiu-se na preocupação pelo desenvolvimento sustentável e harmonioso do concelho onde residia. A sua preocupação e admiração refletia-se grandemente na sua obra.

Neste voto de pesar o Executivo Camarário, funcionários da autarquia e toda a população do concelho Vila do Bispo prestam homenagem e um agradecimento à memória e ao trabalho de um Homem, que serve de exemplo, nos seus valores, sensibilidade e atos, à nossa Sociedade.

Remetemos desta forma as sentidas condolências à família enlutada.

Vila do Bispo, 17 de abril de 2018

O Executivo Camarário”