As Maias estão na rua

04 de maio 2018

Cerca de uma centena de “Maias”, que são uma tradição primaveril cujas origens se perdem no tempo, estão colocadas em vários locais no concelho de Vila do Bispo até ao próximo dia 31 de maio.

Esta tradição baseia-se na colocação de bonecos, feitos artesanalmente pela população, em vários locais, sobretudo à porta das casas.

As Maias são bonecos de trapos brancos, enfeitados com roupas velhas e flores do campo que são criados para celebrar a chegada do mês de maio e da primavera. Estes são acompanhados por versos ou dizeres de crítica ou gracejos sociais. São apresentados no dia 1.º de maio.

Esta iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo, Agrupamento de Escolas do Concelho e população do concelho tem como objetivo não deixar morrer uma tradição com mais de 2000 anos. Recorde-se que esta tradição tem origem nas festas e nas tradições dos antigos Romanos.

Espalhada um pouco por todo Portugal, esta tradição está bastante enraizada no Algarve, nomeadamente nos concelhos de Olhão, Faro, Monchique, Lagos e Vila do Bispo – aqui, sobretudo, na localidade da Raposeira.

As expressões mais conhecidas destas festas estavam ligadas à Natureza Cíclica da Primavera. Tinham o significado de mudança, de passagem, de recomeço e de ponto alto de um novo tempo, a Primavera que precisa de ser recordada e festejada pelas pessoas.

Os bonecos/bonecas de Maio (maios/maias) eram colocados em vários sítios e lugares. Parecem ter tido um significado mágico, de espantar o mal ou de chamar a boa sorte.”

Locais onde as Maias estão expostas:

Sagres

1. Centro de Saúde; 2. Mercado Municipal: Talho; 3. Rua do Mercado; 4. Clube Recreativo Infante Sagres;5. Junta de Freguesia; 6. Farmácia;7. Igreja; 8. Lar de Sagres; 9. Escola Básica 1.º Ciclo; 10. Intermarché Sagres; 11. Pastelaria Pinóquio; 12. Clínica Médica e Dentária; 13. Pastelaria Vila Mareta;14. Jardim de Infância; 15. Rua Pedra da Bala; 16. Rotunda Roça de Veiga

Vila do Bispo

1. Câmara Municipal de Vila do Bispo; 18. Centro Cultural - 19. Bombeiros; 20. Farmácia; 21. Supermercado SuperSul 2; 22. Centro de Convívio; 23. Centro de Saúde; 24. Mercado Municipal; 25. Centro de Interpretação; 26. Igreja; 27. Junta de Freguesia; 28. Escola Básica 2.º e 3.º Ciclo; 29. Escola Básica 1.º Ciclo; 30. Jardim de Infância; 31. CPCJ - Rua José Cardoso; 32. Vivenda Família Pedro; 33. Rua Ribeira do Poço; 34. Rua Ribeira do Poço; 35. Retrosaria Paula Rio

Raposeira

1. Associação Desportiva e Cultural da Raposeira; 37. Supermercado SuperSul 1; 38. Jardim em frente à Igreja; 39. Igreja; 40. Centro de Dia

Budens

1. Junta de Freguesia; 42. Lar; 43. Centro Educativo; 44 Intermarché