Vila do Bispo no encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico

03/11/2014

A convite da administração da empresa municipal lacobrigense, FuturLagos, o município de Vila do Bispo apresentou, no auditório do Centro Cultural de Lagos, a comunicação “Reabilitar e Memória – sustentabilidade do Património Local (Vila do Bispo) ”, no passado dia 31 de outubro.

Esta iniciativa inseriu-se no âmbito do 15.º Encontro de Municípios com Centro Histórico, organizado pela Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico, Câmara Municipal de Lagos e FuturLagos que decorreu entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro.

Num encontro multidisciplinar, foram debatidas temáticas como a reabilitação urbana, a salvaguarda patrimonial, o quotidiano moderno em espaços antigos, a evolução da ocupação espacial e o risco sísmico, tendo participado oradores de várias autarquias portuguesas.

A intervenção de Vila do Bispo esteve a cargo do técnico superior Artur de Jesus e incidiu sobre o papel da pessoa humana enquanto valor patrimonial e na necessidade de salvaguarda das memórias individuais como processo de valorização da comunidade. Com um percurso centrado no valor e na importância fulcral do Património Cultural Imaterial e na construção da memória do espaço histórico de Vila do Bispo ao longo da última década, a comunicação terminou com uma abordagem ao trabalho pedagógico e de investigação desenvolvido entre os vários escalões populacionais do município, num vasto arco que vai dos pequenos alunos do ensino pré-escolar à população sénior.