Adelino Soares e Rute Silva participaram nas Comemorações do 523 Aniversário das Capitulações de Santa Fé

20 de abril 2015

Na sequência do convite realizado pelo Alcalde, D.José Guzmán Morillas Muñoz, de Santa Fé (Espanha), o presidente da Câmara, Adelino Soares, e a Vereadora, Rute Silva, participaram nas comemorações do 523 aniversário das Capitulações de Santa Fé, nos dias 17 e 18 de abril.

Esta iniciativa inseriu-se no âmbito do acordo de geminação assinado com aquele município espanhol a 17 de abril de 2005.

Tal como os outros municípios irmanados com Santa Fé, também Vila do Bispo participou em vários atos solenes daquelas comemorações.

Recorde-se que no dia em que se comemora a assinatura das Capitulações pelos Reis Católicos (em 1492), permitindo a Cristóvão Colombo viabilizar a expedição às Índias, foi igualmente assinado o compromisso de Geminação entre Vila do Bispo e Santa Fé que tem por base a busca da cooperação e pontos de encontro de interesse bilateral que propiciem a paz, a democracia e o desenvolvimento das populações.

Foi em Santa Fé que os reis católicos, Rainha Isabel e o Rei Fernando, chegaram a um acordo com o navegador Cristóvão Colombo, acordo esse que ficou conhecido corno as Capitulações de Santa Fé, assinado há 519 anos, pelas quais a Coroa se comprometeu a financiar a expedição marítima, tão ambicionada pelo Almirante, que demandava as Índias, e que levou à descoberta das Américas.