Dia Aberto no Sítio Arqueológico de Vale de Boi - Budens

15/07/2015

No próximo dia 25 de julho, entre as 10h00 e as 16h00, venha explorar o sítio arqueológico do abrigo paleolítico de Vale de Boi, em Budens.

Na sequência de anos anteriores, e numa perspetiva de arqueologia social, o Dia Aberto consiste numa iniciativa que pretende aproximar a comunidade loco-regional da realidade quotidiana da escavação arqueológica e partilhar com os diversos públicos os resultados de 17 anos de investigação científica naquele importante arqueossítio.

Identificada em 1998, a jazida arqueológica do abrigo paleolítico (e do Neolítico Antigo) de Vale de Boi foi, desde então, objeto de regulares campanhas arqueológicas.

Ao longo do mês de julho está a decorrer no local mais uma campanha de escavações dirigidas pelo Professor Nuno Bicho da Universidade do Algarve. A investigação reveste-se de particular interesse pela presumível presença do Homem de Neandertal, uma fascinante temática, prioritária na agenda arqueológica mundial e importantíssima para a compreensão da própria evolução da Humanidade.

Assim, no próximo dia 25, a equipa da Universidade do Algarve e o arqueólogo municipal de Vila do Bispo farão as "honras da casa" com uma visita guiada pelo espaço e pelo tempo de um dos mais significativos e extensos arqueossítios paleolíticos identificados na Península Ibérica, onde foi registada a mais remota presença humana conhecida em todo o sul peninsular  (33 mil anos).

Trata-se de mais uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal e pela Universidade do Algarve.