Vila do Bispo dá-se a conhecer em Lisboa

19/10/2016

A convite do Instituto Príncipe Real Inovação e Desenvolvimento, Adelino Soares, presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, participou no passado dia 13 de outubro, numa conferência em Lisboa, que contou com a presença de representantes de organizações de oito países.

Este Instituto trabalha na gestão de Projetos Europeus com parcerias internacionais com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das regiões. Neste momento o Instituto é parceiro do Projeto Europeu "TESLA Network - Towards European Policies & Best Practices for Supporting Local Governance Multilevel Application".

Assim foi no âmbito do projeto TESLA que Adelino Soares apresentou o município de Vila do Bispo como exemplo de boas práticas do poder local. No decorrer dos trabalhos o autarca mostrou aos presentes o que de melhor se tem realizado no concelho na área do turismo, da cultura e o no desenvolvimento local com respeito pela natureza e pelos habitats de aves e animais e a procura constante de integração de organizações especializadas.

De acordo com a organização, “a participação de Adelino Soares foi seguida com enorme interesse pelos presidentes de outras municipalidades e técnicos de regiões administrativas e constituiu um ponto muito alto da passagem por Portugal deste projeto europeu.”

A conferência decorreu em Lisboa durante dois dias e contou com a participação de 16 pessoas das seguintes organizações envolvidas no projeto:  Câmara Municipal de la Palma del Condado (Espanha); AEPADO ONG (Roménia);  Câmara Municipal de Seini (Roménia); Agência de Desenvolvimento de Siksali (Estónia); Agência de Desenvolvimento Regional de Molise (Itália);  Instituto Príncipe Real Inovação & Desenvolvimento (Portugal); Agência de Desenvolvimento Regional “REC” (Macedónia) e Mancomunidade de Municípios de Pano Platres (Chipre).

Refira-se ainda que o projeto TESLA tem como objetivos reforçar a participação dos cidadãos a nível local e regional e recolher um conjunto de boas práticas em diversos países conforme as diretivas do Comité das Regiões de 2014. O projeto confere uma especial atenção às pequenas e médias cidades europeias e áreas rurais tendo como base 7 cidades europeias com especial participação dos envolvidos nos projetos em particular as municipalidades.

O projeto TESLA terminará em Dezembro em Espanha após o que será redigido um relatório para a União Europeia que tem seguido com bastante interesse todas as iniciativas e procurado informar-se dos resultados já obtidos.

O trabalho desenvolvido no âmbito do projeto pode ser consultado on-line nos seguintes sites: