Câmara Municipal de Vila do Bispo e Marinha Portuguesa assinalam centenário das ações do Submarino U-35 ao largo de Sagres

14 de abril 2017

No dia 24 de abril de 2017, perfazem 100 anos sobre as operações do Submarino da Marinha Imperial da Alemanha “U-35” ao largo de Sagres. Para assinalar esta efeméride, a Câmara Municipal de Vila do Bispo, com a colaboração da Marinha Portuguesa, promove a apresentação de um livro sobre as ações do submarino alemão no Forte do Beliche, descerrará uma placa evocativa/interpretativa no Porto da Baleeira e deixa a possibilidade aos mergulhadores interessados (com experiência) de mergulhar num dos destroços centenários.

Recorde-se que que este acontecimento histórico é um episódios da 1.ª Guerra Mundial ocorridos na costa portuguesa, envolvendo (além dessa unidade naval), o navio-patrulha da Marinha Portuguesa “Galgo” e navios civis da Noruega, Dinamarca, Itália e Espanha. Importa referir que os vestígios materiais resultantes destas ações militares farão parte integrante, a partir desta data, do Património Cultural Subaquático da Humanidade.

Dia 24 de abril de 2017 - Vila de Sagres

09h00 – Receção aos convidados (Forte do Beliche)

09h30 – Boas vindas e intervenções das entidades oficiais (Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo e Representante da Marinha Portuguesa)

10h00 – Apresentação do Livro Evocativo (Forte do Beliche)