Início |sexta-feira, 22 de setembro de 2017 | Mapa do Site | Adicionar aos favoritos |

Aviso à população - Calor e perigo de incêndio florestal

16/06/2017

INFORMAÇÃO METEOROLÓGICA

Devido a uma massa de ar muito quente transportada na circulação conjunta de um anticiclone localizado a noroeste da Galiza e de um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica, prevêem-se temperaturas elevadas, em especial a máxima, pelo menos até domingo.

•Os valores da temperatura máxima irão variar, na generalidade do território, entre 30 e 36ºC, com exceção de alguns locais do interior, onde se poderão atingir valores entre 37 e 40º.

•Entre os dias 16 e 18, a temperatura máxima poderá atingir valores entre 40 e 43ºC nas regiões do interior e entre 35 e 39ºC nas regiões do litoral.

•A temperatura mínima irá subir gradualmente esperando-se, a partir do dia 17, valores da ordem de 20 a 22ºC em quase todo o território, podendo mesmo atingir 23 a 25ºC em muitos locais, em especial do interior.

•O vento será moderado, sobretudo nas terras altas, e as humidades relativas serão inferiores a 30%, na generalidade do território continental.

EFEITOS EXPECTÁVEIS

Em função da previsão quanto à evolução das condições meteorológicas, é expectável:

Tempo quente e vento moderado a forte com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais.

MEDIDAS DE AUTO-PROTEÇÃO

O SMPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível ELEVADO, não é permitido (a):

Realização de queimadas

Para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível MUITO ELEVADO, não é permitido(a):

•Realização de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;

•Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;

•Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;

•O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;

•Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;

•A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

O SMPC recorda, ainda alguns cuidados a ter, face às condições meteorológicas previstas, na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente:

Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;

•Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;

•Ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.

Considerando as temperaturas previsíveis, o SMPC recomenda ainda especial atenção aos cuidados na área da saúde, com especial atenção aos grupos mais vulneráveis, nomeadamente crianças, idosos e doentes crónicos, adaptando os comportamentos à situação em causa, designadamente:

Aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta natural, sem adição de açúcar, mesmo sem sinais de sede;

•Evitar bebidas alcoólicas e bebidas com elevados teores de açúcar;

•Fazer refeições leves e mais frequentes. Refeições pesadas e muito condimentadas são de evitar;

•Evitar a exposição direta ao sol, em especial entre as 11 e as 17 horas. Sempre que haja exposição ao sol, ou se ande ao ar livre, usar um protetor solar com um índice de proteção elevado (igual ou superior a 30). Renovar a sua aplicação sempre que estiver exposto ao sol (de 2 em 2 horas) e sempre que estiver molhado ou tiver transpirado bastante;

•Usar roupa leve e fresca;

•Evitar esforços físicos.

O SMPC recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, consultando, para o efeito, o sítio digital do IPMA, os Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e os Corpos de Bombeiros.

INFORMAÇÃO SUPLEMENTAR

Acompanhe a evolução em:  http://www.ipma.pt/pt/

Consulte as recomendações da ANPC em: http://www.prociv.pt/Pages/default.aspx

Consulte as recomendações da DGS em:

Colabore. A Proteção Civil começa em si!

Em caso de emergência ligue 112