Site Autárquico de Vila do Bispo

Início |domingo, 22 de outubro de 2017 | Mapa do Site | Adicionar aos favoritos |
-a +A
Mapa do Concelho

PUBLICAÇÔES

Iniciativas

Planos Municipaisfestival de Observação de AvesComissão de Proteção de Crianças e JovensVila do Bispo Arqueológica | Terra de DescobertasProteção CivilApresentação do Programa Polis Litoral Sodoeste Vila do BispoSistema de Gestão da QualidadeDescubriter

3.ª Conferência Internacional Solutrense 2017 apoiada pelo Município de Vila do Bispo

3.ª Conferência Internacional Solutrense 2017 apoiada pelo Município de Vila do Bispo

13/10/2017

O complexo tecnológico designado de “Solutrense” constitui um dos mais importantes focos na pesquisa pré-histórica, influenciando a arqueologia da Idade do Gelo um pouco por todo o Mundo. A exploração de um rico património cultural e de distintas configurações paleoambientais permite o teste, a aplicação e a melhoria de inovadores métodos analíticos. Esta linha de investigação permite, ainda, desenvolver estudos de caso para a teorização e para a construção de modelos para outros contextos pré-históricos. A pesquisa no terreno tem permitido avanços e novas descobertas em diferentes contextos arqueológicos, tal como em investigações interdisciplinares de gabinete e laboratório, designadamente por via de abordagens geoestatísticas e do desenvolvimento de modelos paleoclimáticos.

O objetivo da 3.ª Conferência Internacional Solutrense 2017 é reunir cientistas que trabalham sobre o tema das sociedades de caçadores-recoletores da Europa Ocidental durante o último Máximo Glacial. A conferência é organizada pelo Interdisciplinary Center for Archaeology and Evolution of Human Behavior – Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB), juntamente com colegas da University of Cologne and Neanderthal Museum, acolhidos pela Universidade do Algarve, de 12 a 14 de outubro de 2017.

O Programa da Conferência conta ainda como uma saída de campo guiada pelo arqueólogo municipal, durante a tarde de 13 de outubro, no extremo oeste do Algarve, designadamente com visitas ao sítio arqueológico de Vale Boi (Budens) e a alguns dos menires que integram o importante complexo megalítico da região, além da oportunidade do contacto direto com as impressionantes paisagens de Sagres-Cabo de São Vicente.