Início |domingo, 22 de outubro de 2017 | Mapa do Site | Adicionar aos favoritos |

3.ª Conferência Internacional Solutrense 2017 apoiada pelo Município de Vila do Bispo

13/10/2017

O complexo tecnológico designado de “Solutrense” constitui um dos mais importantes focos na pesquisa pré-histórica, influenciando a arqueologia da Idade do Gelo um pouco por todo o Mundo. A exploração de um rico património cultural e de distintas configurações paleoambientais permite o teste, a aplicação e a melhoria de inovadores métodos analíticos. Esta linha de investigação permite, ainda, desenvolver estudos de caso para a teorização e para a construção de modelos para outros contextos pré-históricos. A pesquisa no terreno tem permitido avanços e novas descobertas em diferentes contextos arqueológicos, tal como em investigações interdisciplinares de gabinete e laboratório, designadamente por via de abordagens geoestatísticas e do desenvolvimento de modelos paleoclimáticos.

O objetivo da 3.ª Conferência Internacional Solutrense 2017 é reunir cientistas que trabalham sobre o tema das sociedades de caçadores-recoletores da Europa Ocidental durante o último Máximo Glacial. A conferência é organizada pelo Interdisciplinary Center for Archaeology and Evolution of Human Behavior – Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB), juntamente com colegas da University of Cologne and Neanderthal Museum, acolhidos pela Universidade do Algarve, de 12 a 14 de outubro de 2017.

O Programa da Conferência conta ainda como uma saída de campo guiada pelo arqueólogo municipal, durante a tarde de 13 de outubro, no extremo oeste do Algarve, designadamente com visitas ao sítio arqueológico de Vale Boi (Budens) e a alguns dos menires que integram o importante complexo megalítico da região, além da oportunidade do contacto direto com as impressionantes paisagens de Sagres-Cabo de São Vicente.